PARA PUBLICAÇÃO EM 11 DE JANEIRO DE 2006

Hospitality Club prestes a comemorar seu 100.000º associado

Dresden, Alemanha – O Hospitality Club é uma organização online dedicada a colocar viajantes em contato com anfitriões em potencial nos locais que visitarão, e que possam oferecer hospedagem gratuita. No dia 11 de janeiro de 2006, cinco anos após sua criação pelo estudante alemão Veit Kuehne, o clube irá comemorar a entrada de seu 100.000º associado nos mais de 200 países em que têm filiados. A página eletrônica do clube pode ser visitada em www.hospitalityclub.org.

O Hospitality Club foi a primeira organização online a oferecer a viajantes a possibilidade em larga escala de encontrar e contatar moradores dos locais visitados abertos a intercâmbio cultural. Os anfitriões podem oferecer desde um teto de graça para os visitantes até uma simples companhia para o viajante numa refeição ou num passeio durante a estada em sua cidade. De volta à sua casa, o viajante pode, por sua vez, decidir abrir sua casa para outros visitantes.

Todo o sistema funciona completamente de graça. Centenas de voluntários em todo o mundo garantem a operação eficiente e segura do clube através do website traduzido em mais de 30 línguas e de sua base de dados, boletins e a sala de chat.

Como ele funciona

Qualquer pessoa pode se associar, desde que forneça seu nome verdadeiro e endereço, informações que, mesmo assim, podem ser mantidas sigilosas para outros membros. Novos associados são convidados a preencher seus perfis com informações sobre si próprios e seus interesses. Os visitantes usam esses perfis para selecionar a quem contatar em locais pelos quais passará e que pode ter centenas de anfitriões em potencial.

O candidato a hóspede faz seu primeiro contato através do site, uma medida que protege os associados de receberem spam em suas contas de e-mail. O viajante deve fornecer seu nome completo e o número de seu passaporte, além de alguma informação sobre a viagem, garantindo a segurança do anfitrião.

Após receber a mensagem, o anfitrião em potencial visita o perfil do viajante e os comentários feitos por outros associados que o conheceram anteriormente. Com toda essa informação, o anfitrião pode decidir se quer ou não oferecer estadia para o associado em viagem.

Objetivos

O Hospitality Club e um projeto não comercial e sem fins lucrativos. Ele foi fundado na crença de que aproximando pessoas e promovendo amizades internacionais pode aumentar o entendimento intercultural mútuo e fortalecer a paz.

“Um dia todos terão a oportunidade de visitar qualquer país sabendo que alguém estará esperando para recebe-lo com braços abertos”, diz Kuehne. “As pessoas viajarão de uma forma diferente, conhecendo umas às outras e construindo bons relacionamentos através de amizades internacionais”.

“Com o que promovemos no clube, haverá associados em lugares como Israel e Palestina, Irlanda do Norte, nos Bálcãs, Chechênia, Ruanda, ou Timor Leste que poderão oferecer hospitalidade uns aos outros e, um pequeno passo de cada vez, o Hospitality Club terá ajudado a promover a paz duradoura para nosso maravilhoso planeta”, diz ele.

História

O Hospitality Club sucedeu ao Hospex, uma tentative de 1991 de usar a internet para dinamizar o conceito criado pelo Servas depois da Segunda Guerra Mundial. O Clube foi bem sucedido em transformar o intercâmbio de hospitalidade em algo simples e gratuito, e tornando-o acessível para o viajante comum ao oferecer boa segurança indo desde proteção contra spams ao controle de passaportes e um sofisticado sistema de comunicação.

A rede levou desde o fim de 2000 até o início de 2004 para chegar aos 10.000 associados, mas, desde então, o crescimento tem sido exponencial. Menos de dois anos depois, o Clube já ultrapassou o seu 100.000º associado. Kuehne agora almeja nada menos que a marca de um milhão de membros em breve. Na velocidade de crescimento média atual, esse uma vez incrível sonho não levará mais de dois anos para se tornar realidade.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, incluindo fotografias e contatos locais do clube, por favor visite http://100k.HospitalityClub.org.

Contatos internacionais: Veit Kuehne (para entrevistas em inglês, alemão, espanhol e francês): +49 (0)173 7749 365 / veit@hospitalityclub.org

###