PARA PUBLICAÇÃO NO DIA 11 DE JANEIRO DE 2006

Hospitality Club recebe o seu 100 000º membro

Dresden, Alemanha - Hospitality Club é o nome de uma organização na Internet que promove o contacto entre viajantes e pessoas que estejam dispostas a dar-lhes alojamento gratuito. A 11 de Janeiro de 2006, cinco anos depois da concretização da ideia do estudante alemão Veit Kuehne, a organização dará as boas-vindas ao seu centésimo milésimo membro em mais de 200 países. O website do clube é www.HospitalityClub.org.

Hospitality Club é a primeira organização online a oferecer, em larga escala, a possibilidade dos viajantes contactarem habitantes locais abertos ao intercâmbio cultural. Esses habitantes podem oferecer aos visitantes um tecto, uma visita guiada pela cidade ou simplesmente partilhar uma refeição. Quando regressarem a casa, essas mesmas pessoas poderão optar por abrir a sua porta a outros viajantes.

Todo o sistema é absolutamente gratuito. O funcionamento seguro e eficiente do website (traduzido em mais de trinta línguas), base de dados, fórum e chatroom dependem do trabalho de centenas de voluntários do mundo inteiro.

Como funciona

Qualquer pessoa pode inscrever-se, desde que forneça o seu nome e morada verdadeiros, embora esta informação possa depois ser ocultada aos outros membros. Os novos membros serão convidados a completar os seus perfis com informação sobre si e sobre as suas preferências. Com base nesses perfis, os viajantes escolherão quem contactar em cidades onde centenas de pessoas se dispõem a oferecer alojamento.

O potencial hóspede envia a sua primeira mensagem através do website do clube, para evitar que se possa enviar spam. Para isso, deve fornecer o seu nome verdadeiro, número de passaporte e informação sobre a viagem que pretende fazer.

Ao receber esta mensagem, o potencial anfitrião poderá visitar o perfil do viajante e ler os comentários deixados sobre ele por outros membros que já o conheceram pessoalmente. Com esta informação, decidirá se pode e/ou quer acolher esse membro em sua casa.

Objectivos

O Hospitality Club é um projecto não-comercial, sem fins lucrativos. Foi fundado com base na crença de que aproximar as pessoas e promover amizades internacionais vai aumentar o entendimento intercultural e fortalecer a paz.

'Um dia, qualquer pessoa terá a oportunidade de visitar qualquer país sabendo que à sua espera estará alguém de braços abertos', disse Kuehne. 'As pessoas passarão a viajar de maneira diferente, conhecer-se-ão e construirão um maior entendimento cultural através do contacto pessoal'.

'Haverá membros em lugares como Israel e Palestina, Irlanda do Norte, Balcãs, Chechénia, Ruanda ou Timor a partilhar hospitalidade uns com os outros, e passo a passo o Hospitality Club terá ajudado a fazer da paz uma realidade duradoura no nosso maravilhoso planeta', acrescenta.

História

O Hospitality Club sucedeu ao Hospex, uma tentativa surgida em 1991 de usar a Internet para dinamizar o conceito criado pelo projecto Sevas após a Segunda Guerra Mundial. O clube conseguiu fazer da patilha de hospitalidade algo fácil e gratuito, e tornou-a acessível ao viajante "normal", dadas as fortes medidas de segurança que a envolvem e que vão desde a protecção anti-spam até ao controlo de passaportes, passando pelo sofisticado sistema de feedback.

Entre os anos 2000 e 2004 a rede atingiu os 10 000 membros, mas desde então o crescimento tem sido exponencial. Menos de dois anos depois, o clube ultrapassou a marca dos 100 000 inscritos. O objectivo de Kuehne passa agora a ser nada menos que um milhão de membros. A avaliar pelo crescimento actual, aquilo que há tempos não era mais do que um sonho impossível será realidade dentro de menos de dois anos.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, incluindo fotos e vários contactos locais, visite http://100k.HospitalityClub.org.

Contacto internacional: Veit Kuehne (em Inglês, Alemão, Espanhol e Francês): +49 (0)173 7749 365 / veit@hospitalityclub.org

Contacto local: Emma Olmi: +351 918 477 052 / Emma_Olmi@zmail.pt

###